radialivres.radio.br

Participantes

Sarah Mascarenhas

Jornalista, produtora e apresentadora do programa Hora do Sabbat que vai ao ar ao vivo pela radiosilva.org e é retransmitido pelas rádios radio Silva, Graviola, Pagu, Bloco, Baixada santista, Alma Londrina entre outros portais.Atualmente também trabalho como assessora de imprensa de artistas e projetos culturais como Dr Crazy One Mad Band, Os Mutantes entre outros.

Luciano Matos

Jornalista, editor do site el Cabong, produtor e apresentador do programa Radioca e do podcast Radiocast, sócio, produtor e curador do festival Radioca. Com foco na música brasileira contemporânea, desde 2008, o programa Radioca é transmitido pela Educadora FM, rádio pública da Bahia e disponibilizado no site radioca.com.br. O programa vai ao ar aos sábados 12 horas e aos domingos às 19 horas. O podcast Radiocast é fruto do programa e tem o mesmo foco, mas se dedica a entrevistas com artistas e discussões de temas relacionados ao mercado musical. Já produziu programas na A Tarde FM e em rádios comunitárias em Salvador.

Mario Sartorello

Radialista e Produtor Executivo, atua em rádio desde 1994 exercendo as atividades de locutor, apresentador, programador musical, produtor e editor de programas artísticos e culturais. Consultor e gestor de projetos musicais e culturais. Ao lado da jornalista Karina Cardoso, coordena o projeto multiplataforma Deguste Cultura, veiculado na Cultura FM e do projeto Amplifica – Sons da Cidade, que foi veiculado nas rádios Cultura FM, Utopia FM, Esplanada FM e na rádio web Ondas Livres. Na Nacional FM produz e apresenta o programa Memória Musical. Atualmente também integra o coletivo A Nossa Casa de Podcasts, um hub de ideias e de conteúdos em áudio.

Patrick Torquato

aka Patricktor4 – DJ, Radialista e produtor musical, atualmente gerente de programação da Rádio Frei caneca FM, Emissora pública do Recife, já coordenou as emissoras Públicas Cultura FM do Pará e Aperipê FM de Sergipe. É Radialista há 20 anos e DJ há 23 anos, Com experiência em gestão de rádio, consultorias de programação radiofônica e Desenvolvimento artístico para gestão de carreira e posicionamento de mercado para artistas e bandas.

Caio Bars

Idealizador, produtor e locutor do programa independente Outra Frequência (veiculado na Rádio USP FM São Paulo e Ribeirão Preto, retransmitido nas webradios MKK e Rádio Atividade 860 e disponibilizado via podcast no iTunes, outros apps de podcast e pelo site www.radiooutrafrequencia.com.br). Na Rádio UFSCar FM (São Carlos), apresentou, em 2016, o programa A Cena Vive SP, um movimento de bandas de rock autorais do estado. Também é cantautor e em 2018 lançou seu EP Novas Doses. Em 2017 realizou o projeto #100diasdecanções no qual, por 100 dias consecutivos, postou um vídeo de uma música autoral sua nas suas redes sociais. Em 2016 iniciou o espetáculo Exagerando Cazuza e a Oficina de Criação de Canção. Em 2015 lançou seu 1º EP solo: Soltas Doses De Euforia (e algumas mentiras brancas). Desde 2003 é cantor e compositor da banda 5PRAStANtAS. De 2002 a 2012 foi tenor e solista do AcordaVocal – Coral da Medicina da USP.

Júlia Novaes

Produtora, roteirista e locutora do programa independente Outra Frequência (veiculado na Rádio USP FM São Paulo e Ribeirão Preto, retransmitido nas webradios MKK e Rádio Atividade 860 e disponibilizado via podcast no iTunes, outros apps de podcast e pelo site www.radiooutrafrequencia.com.br). Atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena em 2005, foi também produtora executiva da Cia Temporária de Investigação Cênica, com quem este esteve em cena em “E Agora, Nora?!”, espetáculo vencedor de dois prêmios no Festival Curta Teatro do SESI Sorocaba (2009). Como atriz também faz parte da Companhia Arthur-Arnaldo, com quem já fez diversos espetáculos jovens. Também esteve nos palcos em “Sem Pensar”, direção de Luiz Villaça (com Denise Fraga); “Roxo”, direção de Fernanda D’Umbra e “As Mulheres da Minha Vida”, direção de Daniel Filho (com Antônio Fagundes), espetáculo que fez temporada itinerante em Portugal, entre outros. Foi assistente de produção executiva no Projeto Circulação Petrobrás 2010 – PRONAC com o espetáculo “Comunicação a uma Academia”. No cinema atuou em diversos curtas, entre eles “Bem-vinda”, direção de Julieta Bacchin, com o qual ganhou o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Curtas da AIC SP – Academia Internacional de Cinema São Paulo.

Fabiana Ferraz

Atua em rádio desde 1994 em São Paulo, como locutora, Jornalista, produtora e programadora musical. Em 2018 foi finalista do prêmio Women’s Music Event na categoria melhor radialista. Atualmente apresenta o Tarde Cultura da Cultura Fm 103,3 de São Paulo. Até junho de 2019 apresentou e produziu o Manhã Brasil Atual, da Rádio Brasil Atual, 98,9 FM que mesclava música e jornalismo e destacava a cena musical brasileira. Também produz e apresenta o Diversas podcast sobre projetos transformadores e trajetórias inspiradoras de mulheres. Começou na rádio Brasil 2000, onde comandou o “clube das minas”, um dos pioneiros dos programas feministas no rádio. Apresentou o “Na Pegada” junto com Marina Person, na Metropolitana FM, líder de audiência em SP. Passou pela Rádio Cultura Brasil da Fundação Padre Anchieta onde atuou como locutora e programadora musical. Atuou como locutora e programadora musical na Mitsubishi FM. Passou pela Antena 1, Transamérica FM, Globo Internacional, e Rede ABR de Boston. No segundo turno faz bicos de DJ, locutora comercial, curadora musical e cria playlists

Marília Feix

Jornalista musical há 15 anos. Especialista em Music Business pela Point Blank Music School de Londres, cidade na qual também atuou como DJ residente de música brasileira em duas casas noturnas, sendo idealizadora e apresentadora do programa “Tropicália”, na Bang Radio 103.6 (hoje chamada The Beat London). Foi coordenadora de programação e apresentadora na Rádio Ipanema FM e também trabalhou como locutora na rádio 102.3, do Grupo RBS. Foi Editora da Revista Noize, do site, e do clube de vinil Noize Record Club. Em 2018 fundou a Lampeja Música, produtora de conteúdo e de eventos dedicados à música brasileira. 

Flora Miguel

Flora Miguel é jornalista graduada pela Unesp, finalizando seu curso na ECA/USP. Desenvolve assessoria de comunicação e imprensa especializada na área musical, com foco em música autoral e experiência de oito anos no mercado musical/cultural. Atua como jornalista, assessora e produtora, tendo atendido instituições como Funarte/SP, Caixa Cultural/SP, Grupo Vegas (SP), Festival Sonora (SP), Festival SÊLA (SP), Jazz no Hostel (SP), PicniK Festival (DF) e Festival Timbre (MG), e artistas como Laura Lavieri, César Lacerda, Rafael Castro, Léo Cavalcanti e Winter (EUA). Integra o corpo de jurados (Superjúri) do Prêmio Multishow, escreve para o site Mulher na Música e mantém um quadro semanal no programa de rádio Hora do Sabbat.

Marcelo Cabala

Radialista, Locutor, Roteirista, Cineclubista, Fotógrafo, Técnico De Áudio, DJ. Se formou em 2010 no curso Locutor, Apresentador Animador (Senac/Santa Maria/RS. Em 2010 teve suas primeiras experiências de rádio no coletivo Fora Do Eixo, realizando transmissões via internet nos diversos eventos culturais, shows, cineclubes, literatura, teatro, debates, nas cidades de Santa Maria/RS, Curitiba/PR, Bauru e São Carlos/SP. Participou também em 2013 do programa Independência ou Marte na https://www.radio.ufscar.br/ (São Carlos/SP) trazendo entrevistas e playlists ao vivo, com o intuito de difundir a nova música brasileira.Em Janeiro de 2014 também integrou a equipe da Supernova Rádio Web onde apresentou dois programas e compartilhar o seu conhecimento de música Brasileira, de março de 2014 a maio de 2015. Brasil De Todos Os Sons e Nova Música BR. Em Fevereiro de 2018 criou a Rádio Web de música brasileira Rádio Bloco. Rádio que é Brasileira e Sem Fronteiras e recebe programas de outras rádios do Brasil e Argentina www.radiobloco.net. E atualmente produz e apresenta o programa Brasil de Todos os Sons. Criado em 2014 já contabiliza mais de 200 edições.

Daniel Thomas

Daniel Thomas é jornalista, produtor cultural, radialista e especialista em assessoria em comunicação – jornalismo, publicidade e relações públicas. É Coordenador Geral dos projetos AlmA Londrina Rádio Web – veículo de comunicação online, livre, independente e comunitário, especializado em cultura – e Palco AlmA Londrina – festival de música independente -, integrante do Núcleo Gestor e do Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA – Associação Intercultural de Projetos Sociais.

Fabrício Rocha

Fabrício Rocha é jornalista e radialista com formação em Letras. Especialista em ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa. Mestrando em Comunicação, na linha de pesquisa Processos Comunicacionais e Midiatização da Amazônia dentro PPGCOM-UFPA. Desenvolve pesquisas sobre rádio com diferentes interfaces. Produz e apresenta programas para várias rádios do Brasil, como da Rádio MEC AM do Rio de Janeiro e Rádio UFSCar FM de São Carlos (SP). É repórter, produtor e apresentador da Rádio Cultura do Pará desde 2007, atuando sempre na área musical. Recebeu três Indicações ao Prêmio Dynamite de Música independente com os programas Cena Musical (TV Cultura do Pará, 2008) e Cultura Viva (Rádio Cultura do Pará, 2012 e 2013). Já atuou em rede nacional de rádio em colaboração com a ARPUB e Rádio Agência Nacional, além de participar de festivais e feiras musicais em todo o país.

Valéria Becker

Val Becker é jornalista, produtora e editora de conteúdo digital, podcaster e DJ. Em 2008, criou a web-Rádio Graviola, pela qual ganhou 3 edições do Prêmio Profissionais da Música (2016, 2017 e 2018), na categoria “Web Rádio”. Em 2016, foi indicada ao Prêmio Especial do Júri, da Associação Paulista dos Críticos de Arte de São Paulo (APCA), pelo lançamento de uma coletânea em formato físico, com 30 artistas independentes brasileiros. Em 2018, foi selecionada para participar da residência artística do projeto Arte Sônica Amplificada (ASA), do Oi Futuro (BR), em parceria com o British Council (UK), voltado a mulheres que produzem arte sonora. Atualmente, produz e apresenta dois podcasts: “Mundo Independente – o espaço do rock underground na web” e “Descabeladas – o podcast sem maquiagem”. Val apresenta, ainda, a coluna “Tour de Val – nas trilhas de Val Becker”, no programa Antena MEC, veiculado na Rádio MEC AM/FM quinzenalmente.

Guga de Castro

Guga de Castro nasceu em Belo Horizonte mas é radicado em Fortaleza desde 92. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, atua no rádio desde 1997, em diversas funções, entre elas jornalista, locutor e criador de conteúdo. No ambiente do rádio, passou pelas emissoras Cidade, Mix, Max (todas em Fortaleza) e, desde 2010, exerce a função de programador musical, colunista e jornalista da Rádio Beach Park, em Fortaleza. Em 2017, foi chamado a criar a Rádio Ecoa, em Sobral; uma rádio pública vinculada a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa) onde atua como Coordenador Geral, Coordenador Artístico e programador musical. Além do rádio, tem mais de 25 anos de pista como DJ e ja se apresentou em diversas pistas do Brasil e do mundo, recebendo prêmios e colaborando com espetáculos de dança, televisão, shows, discos e trilhas, sempre incentivando  novos artistas da cena musical brasileira.

Serginho Sagitta

Profissional com 28 anos de experiência em Produção Técnica e artística, tendo atuado em casas de show de renome na cidade de São Paulo como Café Paõn (~300 shows) e Áudio (~800 shows), assim também como produtor direto de artistas no cenário nacional. Durante 11 anos foi o responsável pela produção técnica e artística de mais 1200 pockets shows realizados em uma grande rede de Livrarias do Brasil. Radialista formado no SENAC há 21 anos, tendo atualmente o programa “Sons do Brasil”, no ar há 5 anos e meio, na Rádio USP (São Paulo e Ribeirão Preto – SP) e retransmitido pela Internova Rádio (Aracaju – SE), Rádio Bloco (Santa Maria – RS) e Alma Londrina Rádio Web (Londrina – PR) , premiado por 3 anos consecutivos (2017 / 2018 / 2019) no PPM (Prêmio Profissionais da Música) como Melhor Programa de Rádio e pela APCA em 2018 (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como Melhor Produção Musical do Rádio de São Paulo e considerado pela UBC como um dos 21 melhores programas de Música Independente do Brasil em 2016.

Thaís Aragão

Jornalista, pesquisadora e produtora cultural. Produz e apresenta os programas Música Erudita e Zumbi – O Rap na Universitária FM, transmitidos pela emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura/Universidade Federal do Ceará (UFC), equipe que integra desde 2018. Foi repórter de tecnologia e cultura do jornal O Povo (1997-2004), produtora artística da Gerador Cultural (2003-2007) e atuou na radiodifusão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008-2017). Formada em Comunicação Social-Jornalismo pela UFC, tem especialização em Comunicação e Cultura (UNI7, 2008), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS, 2012) e doutorado em Comunicação (UNISINOS, 2018). No âmbito acadêmico, desenvolve pesquisas sobre a relação entre meios, sons e lugares.

Patricia Palumbo

Jornalista especializada em rádio, música e meio ambiente, Premiada 4 vezes por seu trabalho em rádio pela APCA, Patricia Palumbo apresenta desde 1998 o programa Vozes do Brasil no ar em 10 emissoras do país. Tem três livros de entrevistas lançados, Vozes do Brasil vol.1 e 2 pela DBA e o mais recente Entrevistas Reunidas pela Edições Sesc com 33 artistas: Cassia Eller, Luiz Melodia, Itamar Assumpção, Rita Lee, Elba Ramalho, Pato Fu, Chico César, entre outros. São mais de 30 anos de vivência no rádio, experiência que a permitiu realizar o projeto inovador da Rádio Vozes. Apresenta o Instrumental Sesc Brasil desde 1998. Criou agora em 2020 o podcast Peixe Voador. Faz curadoria e consultoria musical. Criou o Escala Musical para a TV Cultura. É do Conselho da Enciclopédia do Itaú Cultural.

Dudão Melo

Aos 7 anos começou seus estudos de piano, em 84 montou sua primeira banda de rock, em 92 promoveu suas primeiras festas de música eletrônica. Se formou em filosofia na USP, locução no Senac e se especializou em marketing na ESPM. Em 1999 foi label manager do selo SambaLoco Records, da gravadora Trama. Em 2002 foi diretor da gravadora Bamba Music e fundou o selo Batida Sossegada, onde organizou festas e eventos corporativos e licenciou conteúdos para rádios e gravadoras. Em 2005, foi um dos criadores do Instituto EletroCooperativa em Salvador. De 2010 a 2017 foi diretor de comunicação e projetos da Visualfarm, produtora pioneira no uso de vídeo mapping no Brasil, onde foi um dos criadores do Vídeo Guerrilha, festival ganhador do prêmio de “Melhor iniciativa em artes visuais”, da APCA, que também já premiou como “Melhor programa de rádio” o Jazzmasters, há 16 anos no ar em 15 cidades, onde Dudão é um dos apresentadores. Já fez curadoria, gerência artística e direção musical para clubes como Bar Brahma, Sarajevo, Jazz nos Fundos, Jazz B, Jive e Afrospot em SP. Em 2019 mudou-se de volta para Goiânia, onde foi coordenador artístico da Executiva Fm, do grupo Jaime Câmara. É criador do coletivo Superjazz, onde há quase 20 anos promove festas, shows e conteúdos especiais ligados `a música, sempre buscando os limites entre o analógico e o digital. Como Dj e pesquisador da música Brasileira e Afro-global, é um bom amante do Jazz.

Marta Schmitt

Marta Schmitt é programadora musical na FM Cultura 107,7 de Porto Alegre, há mais de 20 anos. Apaixonada por música brasileira, em especial à produção do Sul, nos mais variados ritmos e estilos, flanando também pelos pampas e tambores da Argentina e Uruguai, tão próximos da nossa cultura. No rádio, atuou em muitas funções: apresentação, produção, entrevistas, cobertura de festivais, sempre ligadas à música. Atualmente, assina a seleção musical diária do ‘Cultura Clube’ e faz a playlist do ‘Contemporânea’ aos finais de semana (sábados: música autoral, lançamentos e releituras, e domingos: produção instrumental), além de outras faixas musicais. Formada em Ed. Artística, hab. música, mestrado em música na UFRGS. Tem um livro publicado: “Clube do Guri: a história de um dos maiores sucessos do rádio gaúcho das décadas de 50 e 60”, adaptação da sua dissertação, com referências em história, meios de comunicação e aprendizagens em espaços não formais. Trabalhos artísticos: Espetáculo musical infantil Pitocando, Coletivo Cirandô (violão, percussão e voz) e Grupo Cantilendas Sul, projeto autoral de músicas sobre o lendário gaúcho.

Karina Cardoso

Jornalista, radialista e especialista em Comunicação Pública. Desde 2008 dedica -se ao veículo rádio tendo atuado na Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional FM Brasília. É uma das idealizadoras do projeto Deguste Cultura onde desempenha produção, curadoria e apresentação do programa homônimo na rádio Cultura FM Brasília. É também uma das idealizadoras e integrantes do coletivo A Nossa Casa de Podcasts; e do projeto Amplifica Sons da Cidade, focado na divulgação musical de artistas do Distrito Federal em diferentes rádios. Na mídia televisiva, apresenta e roteiriza a Faixa Shows Mais Brasil, na TV Brasil, e comandou durante mais de dois anos os programas culturais Antenize e Todas as Bossas.

Gabriele Alves

 

Radialista pela UFPE, construiu sua trajetória conectada ao princípio da diversificação de vozes na comunicação pública e popular pernambucana, executando desde a produção e apresentação até os trabalhos técnicos. Iniciou sua jornada em 2016 na rádio comunitária Capibaribe Jovem Cap AM, de lá passou pela Frei Caneca 101.5 FM e pela Universitária 99.9 FM, além de atuar na TV Universitária. É uma comunicadora comprometida com as pautas progressistas e atenta às novas linguagens artísticas da música de Pernambuco e do Brasil, com foco nas conversas para uma cultura cada vez mais conectada e compartilhada.

Oswaldo Luiz Colibri Vitta

Oswaldo Luiz Colibri Vitta está na estrada do jornalismo há 45 anos. Já trabalhou nos principais jornais brasileiros: Diários, Folha de São Paulo, Estado e O Globo .E emissoras de TV: SBT, Record, Bandeirantes e Globo. Começou no rádio como produtor do Studio Free, em 1976. Foi repórter e chefe de reportagem na Rádio Globo e Record. Há quinze anos trabalha em projetos de comunicação dos trabalhadores. Foi apresentador do Jornal Brasil Atual . Em 2017, ganhou o prêmio APCA com o programa musical “A Hora do Rango”. Hoje dirige a Rádio Brasil Atual, 98,9 FM.

Jorge LZ

  • www.npda.ml
  • instagram @jorgelzz
  • instagram @programanapontadaagulha
  • jorgelz1000@gmail.com

Jorge Lz é radialista, curador, pesquisador musical, produtor cultural e DJ. Hoje produz e apresenta o programa semanal NA PONTA DA AGULHA, na Rádio Graviola e é curador do Festival Levada

Além dos trabalhos citados, foi idealizador e curador do Festival BRio e do projeto Verão Musical no Castelinho e também produziu e apresentou os programas Geleia Moderna e Radar, na Rádio Roquette-Pinto.

Daniela Souza

É mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA, formada em Comunicação Social e Direito pela Faculdade Católica de Santos. Desde de 1995, trabalha nas áreas de rádio e televisão como: locutora, editora de imagens e texto, pauteira, produtora e repórter. Entre os anos de 2007 e 2010, concluiu duas especializações: em Docência do Ensino Superior e em Jornalismo Cultural. É professora no UNISBA nos cursos de Jornalismo e Direito, responsável pelas seguintes disciplinas: Radiojornalismo e Práticas Integrativas (rádio), Fundamentos do Trabalho Acadêmico, Ciência Política e Teoria Geral do Estado e Direito Civil I. Durante quase 8 anos foi coordenadora 107.5 Educadora FM, rádio pública da Bahia, apresentadora do programa Multicultura e responsável pelo edital, consultoria e roteiro do Festival de Música Educadora FM. Em eventos com o carnaval e as festas juninas exerceu as funções de coordenação e apresentação das transmissões dos shows do Pelourinho e dos programas especias, inclusive na parte operacional e de produção.